sábado, 25 de abril de 2009

Como já vem sendo tradição, desde à alguns anos, durante as férias da Páscoa o terceiro ano realizou uma visita de estudo à Base Aérea nº4(BA4) na Terceira, Açores. Partimos no dia 6 de Abril do Aeródromo de Trânsito nº1 em C-130 pelas 10 da manhã chegando aos Açores três horas mais tarde. Chegados aos Açores embarcamos nos autocarros que nos levaram até aos alojamentos e de seguida nos levaram a uma viagem panorâmica pela ilha com direito a paragem na Serra do Cume, nas Furnas de Enxofre e no Algar de Carvão. Feita esta visita seguiu-se o jantar, "Clube de Sargentos" foi o eleito, um restaurante que, apesar do nome, de militar nada tem. Houve que saboreasse o peixe, mas as estrelas da noite foram os bifes à chefe bem regados com Gazela. Após o jantar a paragem foi no "Mexicano" onde se encontravam os demais e aí ficamos noite fora.
No dia seguinte começamos com uma visita guiada à Esquadra 751, à Torre de Controlo e à Rádio Lajes, durante a tarde visitamos o Regimento de Guarnição nº1, que é um regimento de grande importância histórica. À noite houve um jantar com a presença de um rancho folclórico local, com o qual fomos convidados a dançar, seguiu-se a festa com música e karaoke. No dia seguinte oportunidade para beneficiar da taxa de câmbio de euro para dólar e de alguns preços mais acessíveis no BX e no Shopette. Durante a tarde regressamos de C-130 para o AT1 donde seguimos para a Academia e daí para um merecido fim de semana de Páscoa.

segunda-feira, 23 de março de 2009

Largada de Blanik




Dia 20 de Março pela primeira vez um MÍTICO não PILAV voou sozinho nos céus de Sintra. Já tinha feito bastantes voos, lá em cima já controlava a máquina relativamente bem, o problema eram mesmo as aterragens, teimava em não arredondar como devia ser, mas naquele dia a lição foi bem aprendida, finalmente percebi como aterrar com suavidade, como é próprio de um planador. Dois voos com boas aterragens, de seguida um momento de pura adrenalina, o corte de cabo à descolagem e estava pronto para voo solo, pelo menos quem o dizia era o “destemido e corajoso” Sr. TEN Coito. “Blanik 02, ready for departure” e lá fui eu para o ar sem ninguém no lugar de trás. Umas voltinhas e tal e depressa chegou a altura de entrar no circuito, bem já podia dizer que tinha voado solo (mesmo que me espatifasse na aterragem), felizmente não morri e lá consegui por o Blanik no solo sem estragos. Foi um dia para mais tarde recordar. “Agora que voaste planador, sabes porque é que as aves cantam”.
Pedro "Zóide" Rodrigues

sábado, 12 de julho de 2008

Esquadrilha da Fumaça

No dia 7 de Julho a Esquadrilha da Fumaça estacionou a sua frota na Base Aérea Nº1 durante a viagem para uma exibição em Inglaterra. Não podiamos deixar passar esta oportunidade de registar a passagem de 7 T-27 Tucano e um C-130(apoio logístico) por cá.

sábado, 24 de maio de 2008

Exercícios Finais


No âmbito da formação militar realizaram-se de 17 a 20 de Maio os exercícios finais. Constavam da formação montanhismo, com actividades como rappel, escalada, slide e tirolesa, orientação, alojamento em bivaques entre outros. Numa fase inicial as actividades de montanhismo foram treinadas com parede artificial em S. Jacinto e posteriormente em cenário natural na Serra da Freita. Quanto a dormir nos bivaques não se pode dizer que todos se adaptaram bem à nova "cama", havendo mesmo pessoas que pensaram em destruir a mesma, outros(as) há que não se dando bem com as alturas tentaram enfrentar os seus medos, há os que fazem dança da chuva e resulta, outros fazem corta-mato pelos penedos levando instrutores à exaustão e outras histórias e pormenores havia para contar mas esses ficarão na memória do que lá estiveram.

sexta-feira, 7 de março de 2008

Mais filhotes


De 14 a 25 de Fevereiro foram destacados para Ovar alguns alunos durante a época de exames com vista a voarem solo. Voaram solo no dia 21 de Fevereiro o Pedro Santos e o Bruno Mota, no dia 22 o Pedro Cachouchas e no dia 25 o Nuno Correia. No dia 6 de Março realizou-se o pôr do sol de integração dos mesmos com a tradicional imposição do patch e do lenço da esquadra. Entretanto durante a época de exames o Jorge Silva o João Carvalho e o João Teixeira estiveram na Secção de Treino Fisiológico no CMA a realizar o curso de Fisiologia de Voo

segunda-feira, 30 de julho de 2007

Semana de Campo







Findo que está o primeiro ano, tivemos no Campo de Tiro de Alcochete a semana de campo no âmbito da protecção da força, um exercício que nos permitiu ver o que acontece em cenário real, testando as nossas capacidades nas mais diversas situações. Ficam aqui algumas imagens da preparação.

terça-feira, 5 de junho de 2007

2º Jantar de Curso

Como o que é bom é para se repetir no dia 31 de Maio realizou-seo 2º jantar de curso. Ficam algumas imagens.